O Que Você Precisa Saber sobre a Distribuição de Cargas ao Alugar um Gerador

Saiba como calcular a distribuição de cargas para alugar um gerador ideal para suas necessidades, leia até o final e confira!

alugar um gerador

Quer alugar um gerador? De fato, essa é uma excelente solução para manter o fornecimento de energia em eventos, obras de construção e casos de emergência. 

Contudo, antes de fechar o negócio você precisa ficar atento com a distribuição de cargas, pois entender como fazer o dimensionamento é indispensável para aumentar a eficiência e prolongar a vida útil do dispositivo.

Para tanto, neste texto, vamos mostrar em detalhes o conceito de distribuição de cargas, como realizar o cálculo adequado, a importância do processo ao alugar um gerador e como selecionar o dispositivo mais adequado para os seus projetos. Acompanhe!

 

O que é distribuição de cargas?

Para começarmos, a distribuição de cargas refere-se à forma como a energia elétrica é distribuída entre os diferentes aparelhos e equipamentos conectados a um gerador ou sistema elétrico.

Cada aparelho tem uma demanda de energia diferente sendo chamada de “carga”. Então, para o gerador funcionar, é preciso equilibrar a carga distribuída entre as fases de saída para que nenhum equipamento receba mais ou menos energia.

Os principais tipos de cargas são:

  • Carga Resistiva: converte diretamente a eletricidade em calor ou luz, como lâmpadas incandescentes, aquecedores elétricos e ferro de passar. A corrente e a tensão em uma carga resistiva estão em fase, ou seja, não há atraso entre elas. 
  • Carga Indutiva: inclui os motores elétricos, ventiladores e transformadores. Neste tipo, a corrente tende a atrasar em relação à tensão e acaba exigindo mais potência aparente (medida em kVa) do gerador.
  • Carga Capacitiva: São menos comuns e integram equipamentos como bancos de capacitores. Assim, a corrente em cargas capacitivas tende a adiantar a tensão. 

 

Em suma, entender tais diferenças antes de alugar um gerador é indispensável, pois cargas diferentes precisam de quantidades de energia diferentes.

E, por consequência, acabam impactando o desempenho do equipamento. Portanto, a distribuição correta evita problemas técnicos e faz os dispositivos receberem a quantidade adequada de energia. 

Sugestões de Leitura:

 

Como fazer o cálculo?

Bom, antes de alugar um gerador, você precisa entender um pouco sobre como funciona o cálculo da demanda de energia do local para conseguir determinar a potência suficiente para o equipamento suportar a carga total, sem comprometer o funcionamento. 

De antemão, o cálculo básico envolve a soma das potências de todos os dispositivos conectados ao gerador. Geralmente, elas são medidas em watts (W) ou quilowatts (kW). Tais valores são encontrados nas etiquetas dos equipamentos ou nos manuais dos fabricantes. 

Veja as principais etapas para realizar o cálculo:

  • Identifique as potências de cada dispositivo: Comece listando os aparelhos que vão ser alimentados pelo gerador e anote suas potências em kW.
  • Some todas as potências: Some todas as potências dos dispositivos para encontrar a demanda total de energia em kW.
  • Ajuste para o fator de potência: Em muitos casos – na maioria – o fator de potência é 0,8. Para fazer o cálculo, divida a potência em kW por 0,8. O resultado vai ser o valor em kVa, a unidade usada para escolher o gerador ideal.
  • Considere as cargas indutivas e capacitivas: Os equipamentos como motores e transformadores exigem um ajuste adicional no cálculo, pois a demanda de energia varia conforme o tipo de carga. 
  • Acrescente a margem de segurança: Sempre acrescente uma margem de segurança de 10 a 20% no final do cálculo para o gerador não funcionar no limite da sua capacidade.

 

Vamos citar um exemplo hipotético, imagine que você precise alimentar um sistema com a seguinte demanda:

  • 5 lâmpadas de 100W (0,1 kW cada)
  • 2 ventiladores de 300W (0,3 kW cada)
  • 1 compressor de 2 kW

 

Neste caso, a demanda total de energia seria:

  • 5 x 0,1 kW (lâmpadas) = 0,5 kW
  • 2 x 0,3 kW (ventiladores) = 0,6 kW
  • 1 x 2 kW (compressor) = 2 kW

 

Total: 0,5 + 0,6 + 2 = 3,1 kW.

  • Ajustando para o fator de potência: 3,1 kW ÷ 0,8 = 3,875 kVA.

 

Ou seja, considerando o cálculo de distribuição de cargas ao alugar um gerador, você precisaria de um equipamento com no mínimo de 3,875 kVa acrescentado com a margem de segurança. Então, uma capacidade de aproximadamente 4,5 kVA seria a ideal.

 

Por que a distribuição de cargas é importante na hora de alugar um gerador?

Um dos principais motivos pelos quais a distribuição de carga é importante é evitar sobrecargas. Afinal, quando se distribui adequadamente as cargas entre as fases do gerador, evita-se as falhas no sistema e danos aos equipamentos. Outros motivos também são:

  • Maior eficiência;
  • Menos oscilações de tensão;
  • Redução da necessidade de manutenção;
  • Mais segurança nas operações.

 

Como selecionar o gerador ideal para a distribuição de cargas?

distribuição de cargas ao alugar um gerador

Analise a potência nominal e potência de pico

O primeiro passo para selecionar o gerador ideal para distribuição de cargas é analisar a potência nominal e a de pico. 

A nominal refere-se à quantidade de energia fornecida pelo dispositivo continuamente e a de pico, por sua vez, está relacionada com o máximo de eletricidade suportada por curtos períodos. 

Equipamentos com cargas indutivas, como motores, exigem potência de pico mais alta no momento da partida. Portanto, escolha um gerador capaz de lidar com tais oscilações. 

Procure por geradores com Tecnologia Inverter

Se a distribuição de cargas varia muito, ou então envolve equipamentos sensíveis, como computadores e dispositivos eletrônicos, opte por geradores com tecnologia inverter. Afinal, eles ajustam a produção de energia conforme a demanda e deixam a corrente elétrica mais estável. 

Para ficar mais a par sobre o assunto, indicamos a leitura do seguinte conteúdo: O que é tecnologia inverter e como funciona?

Selecione locadoras com serviços de assistência técnica

Por fim, analise se a empresa de aluguel de geradores tem suporte técnico em caso de falhas ou problemas operacionais. A Jambak Energia tem assistência disponível 24 horas por dia, com serviços de manutenção preventiva, gestão de combustível, instalação e desinstalação, frete e muito mais!

Resumidamente, antes de alugar um gerador você precisa entender um pouco sobre a distribuição de cargas para manter a continuidade das operações. Pois, saber calcular a demanda de energia, equilibrar carga entre as fases e selecionar o equipamento ideal fazem toda a diferença no sucesso do projeto.

Precisa de um gerador confiável com suporte especializado? Entre em contato com a Jambak Energia hoje mesmo e veja como podemos ajudar a encontrar o equipamento perfeito!