Saiba agora o que é amper e como entender sobre o conceito é primordial na hora de alugar um gerador para o seu projeto.
A energia elétrica é indispensável no nosso dia a dia, seja para iluminação, aquecimento, refrigeração ou simplesmente para o funcionamento de eletrodomésticos.
Já quando se trata de eventos, construções ou situações emergenciais, a falta de eletricidade compromete as operações trazendo inúmeros transtornos.
Por este motivo, a locação de geradores trata-se de uma solução fundamental para manter o fornecimento.
Mas antes de alugar, é preciso entender alguns conceitos elétricos importantes, como amper, voltagem e potência.
Neste texto, vamos mostrar o que é amper, diferença em relação a voltagem e por que é tão importante compreender este conceito ao alugar um gerador. Acompanhe!
O termo “amper” é uma abreviação comumente usada para se referir a “ampére”, a unidade de medida de corrente elétrica no Sistema Internacional de Unidades (SI).
A corrente elétrica trata-se do fluxo de elétrons que passa por um condutor, como um fio, em um determinado intervalo de tempo.
Em outras palavras, o ampére (A) mede a quantidade de carga elétrica ao atravessar um ponto de um circuito por segundo.
A unidade foi nomeada em homenagem ao físico André-Marie Ampère, considerado um dos pais do eletromagnetismo.
O ampère é um dos conceitos fundamentais da eletricidade, pois indica a intensidade do fluxo de corrente que alimenta aparelhos e sistemas elétricos.
Para exemplificar, imagine um rio: o ampère seria o volume de água passando por uma seção do rio por segundo.
Assim como a quantidade de água varia de acordo com a chuva ou do tamanho do rio, a corrente elétrica também muda conforme a demanda de energia de um sistema.
Por mais que estejam relacionadas, amperagem e voltagem são conceitos distintos na eletricidade. Assim, entender a diferença entre ambos é indispensável para avaliar com mais clareza as necessidades elétricas antes de alugar geradores de energia elétrica.
Como mencionado, a amperagem mede o fluxo de elétrons ao passar por um condutor. E, a intensidade da corrente é determinada pelas cargas elétricas suficientes para alimentar os aparelhos conectados ao sistemas.
Dessa forma, os que consomem mais energia, como ar-condicionado e motores elétricos exigem maior amperagem.
Já a voltagem, ou tensão elétrica, trata-se da diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito.
Um exemplo é a pressão em um encanamento: quanto maior a pressão, maior a capacidade de forçar água (ou, no caso da eletricidade, os elétrons) a atravessar o sistema.
A voltagem é medida em volts (V) e determina o “empurrão” que os elétrons recebem para circular pelo circuito.
No nosso país, o padrão para residências é 127V ou 220V. Então, os aparelhos projetados para funcionar em uma voltagem específica acabam sendo danificados ao se conectarem com uma tensão inadequada.
De antemão, a relação entre amperagem e voltagem é regida pela Lei de Ohm, estabelecendo que a corrente (amperagem) é igual à tensão (voltagem) dividida pela resistência do circuito.
Em termos práticos, o sistema elétrico requer um equilíbrio entre tensão e corrente para funcionar com mais eficiência e segurança.
No caso de geradores de energia, é de suma importância considerar os dois conceitos para a potência fornecida atender às demandas dos equipamentos conectados.
Vale ressaltar que a potência elétrica é medida em watts (W) e é calculada multiplicando a voltagem pela amperagem (P=V x I).
A seleção de um gerador elétrico para um determinado projeto não deve ser feita de maneira aleatória.
Pois, saber diferenciar o que é amper de voltagem é essencial para evitar problemas futuros, como sobrecarga, subutilização ou até mesmo danos aos equipamentos conectados.
Para tanto, separamos alguns motivos pelos quais é indispensável entender sobre o que é amper antes de alugar um gerador.
Para começarmos, cada equipamento elétrico tem uma especificação de consumo em amperes e volts.
Quando somamos a demanda total de todos os aparelhos a serem conectados ao gerador, conseguimos determinar a capacidade ideal em termos de potência (Watts).
É por meio deste cálculo que evita-se a sobrecarga do gerador para reduzir as falhas técnicas e prolongar a vida útil.
Por exemplo, se um evento precisa alimentar sistemas de som, iluminação e equipamentos de cozinha, antes de alugar um gerador, você tem que somar as potências para selecionar um equipamento capaz de atender à demanda.
Compreender o que é amper e contagem, também ajuda a evitar situações de sobrecarga que causam desligamentos do gerador e danos aos aparelhos conectados.
Uma falha no fornecimento de energia em um canteiro de obras causa sérios prejuízos financeiros, além de comprometer a entrega do projeto.
Usar geradores inadequados acarretam riscos, como superaquecimento, curto-circuitos e choques elétricos.
Portanto, quando se garante o fornecimento de amperagem adequada para a carga conectada, consegue-se reduzir tais transtornos e promover um ambiente mais seguro.
Outro ponto importante está relacionado com a economia, afinal alugar um gerador com capacidade acima do necessário também é sinônimo de desperdício de combustível e custos adicionais.
Por outro lado, um equipamento subdimensionado não atende à demanda, bem como exige a contratação de equipamentos adicionais. Assim, o conhecimento sobre o que é amper, permite selecionar o gerador ideal e, consequentemente, economizar recursos.
Cada projeto tem necessidades únicas. Em eventos, por exemplo, a demanda acaba variando ao longo do tempo e exige geradores que suportam picos de consumo.
Já em construções, a alimentação de ferramentas elétricas pesadas requer dispositivos mais potentes.
Ou seja, é imprescindível ajustar a escolha do equipamento às especificidades de cada situação.
Em suma, saber o que é amper é fundamental para entendermos como a eletricidade funciona e usar o gerador de eletricidade de forma mais segura e eficiente.
A amperagem mede a intensidade da corrente elétrica, enquanto a voltagem indica a tensão ideal para movimentar os elétrons pelo circuito.
Portanto, quando for alugar um aparelho para o seu projeto, avalie a amperagem para prevenir falhas e otimizar os custos.
Entre em contato com a Jambak Energia agora mesmo e encontre o gerador ideal para suas necessidades!